Guardas municipais do Recife recebem armas ao fim do 1º semestre de 2026; uso de câmeras corporais será obrigatório
28/10/2025
(Foto: Reprodução) Guarda Municipal do Recife vai começar processo de armamento
Pelo menos 250 guardas municipais do Recife vão passar a usar armas de fogo, a partir de 2026. De acordo com regulamento sancionado pela prefeitura, o treinamento dos profissionais deve ser concluído no primeiro semestre do ano. O documento também determina que todos os agentes armados usem câmeras corporais, as bodycams, durante o expediente.
O decreto 39.173 foi publicado no Diário Oficial do município no sábado (25). Conforme o regulamento, os guardas podem portar o armamento apenas durante o expediente, e os dispositivos, que pertencem ao patrimônio municipal, ficarão sob os cuidados da armaria do Comando da Guarda.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O agente de segurança deverá retirar a arma no início do turno e devolver quando largar. Porém, só terão autorização os servidores que fizerem o curso de formação e treinamento técnico específicos.
Ainda não há previsão para o início da formação dos 250 primeiros agentes que usarão as armas. O g1 questionou a prefeitura sobre quando o curso será iniciado, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
O armamento da Guarda Municipal foi uma das propostas de campanha de João Campos (PSB). Quando candidato à reeleição em 2024, o político disse que previa um mecanismo rigoroso de treinamento, que duraria pelo menos seis meses.
Confira as principais regras para o uso do armamento pela guarda municipal:
O porte de arma de fogo funcional será requerido pelo município à Polícia Federal;
A arma e munições são para uso exclusivo em serviço;
O agente de segurança municipal deverá estar uniformizado para utilizar a arma de fogo, exceto quando estiver no desempenho autorizado de funções que não exijam o uso do uniforme;
A autorização para portar arma será mediante assinatura de termo de cautela;
O guarda municipal deverá comprovar que foi aprovado em curso de formação e treinamento técnico específicos, além de fazer anualmente o Estágio de Qualificação Profissional (EQP);
A cada três anos, o agente de segurança municipal deverá ser submetido a testes de capacidade psicológica;
Caso o guarda municipal atire em alguém, será submetido a testes de aptidão psicológica no prazo máximo de seis meses.
Imagem de arquivo mostra guardas municipais do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias